Tentando engravidar? Pense no que você está comendo.

 Um em cada cinco casais tem problemas para engravidar, precisando de ajuda especializada. Já no Brasil, esse número chega a oito milhões de pessoas,  cada vez um número maior de mulheres entre os 30 e os 40 anos estão tentando engravidar.

Mas você precisa garantir que seus hábitos alimentares ajudem suas chances de concepção e sustentem uma gravidez saudável.

A maior parte do que sabemos sobre o efeito da nutrição na fertilidade é cortesia de um estudo baseado em dados do Marco de Estudo de Saúde das Enfermeiras . O estudo da “dieta da fertilidade” acompanhou quase 18.000 mulheres que estavam tentando engravidar e acompanhou seus hábitos de nutrição e estilo de vida ao longo de oito anos. 

Os participantes seguiram uma dieta que incluía muitos alimentos à base de plantas, como legumes, frutas, grãos integrais e feijões, além de alimentos ricos em proteínas, gorduras saudáveis ​​e um pouco de leite integral. 

Os pesquisadores observaram que um padrão alimentar específico estava associado a um risco 66% menor de infertilidade ovulatória e um risco 27% menor de infertilidade por outras causas. Embora este estudo não mostre causa e efeito, ele nos fornece algumas informações valiosas sobre nutrição e fertilidade.

Tentando engravidar? Pense no que você está comendo.
O que você está levando a mesa?

A ‘zona de fertilidade’

Se você estiver acima ou abaixo do peso, chegar a uma faixa de peso saudável é uma das etapas mais importantes que você pode tomar para aumentar sua fertilidade. Parece haver uma “zona de fertilidade” para o peso.  Se você estiver acima do peso, perder de 5 a 10% desse peso pode causar fertilidade positiva. Cerca de 75% das mulheres com excesso de peso que lutam com a fertilidade têm síndrome do ovário policístico (SOP) , por isso é importante consultar seu médico para resolver quaisquer problemas de saúde e / ou tratamento.

Essa ênfase no peso não significa que é hora de interromper a dieta. A escassez de alimentos (também conhecida como dieta) influencia negativamente sua fertilidade. Faz sentido do ponto de vista biológico: seu corpo precisa saber que o suprimento de alimentos é confiável e nutritivo antes de trazer um bebê a bordo. Uma revisão sistemática recente concluiu que um plano alimentar equilibrado que promove  perda de peso gradual é melhor para a fertilidade do que cortar calorias drasticamente .

O Fertil Caps é o único produto eficaz, seguro e 100% natural que consegue resolver por completo toda a infertilidade nas mulheres e em homens.

Os homens também precisam seguir um plano de alimentação saudável e obter um peso saudável para aumentar a fertilidade. Estar acima do peso pode ter um impacto negativo nos níveis de testosterona, na contagem de esperma e na motilidade.

Tentando engravidar? Pense no que você está comendo.

Low-carb ou carb lento?

Houve alguns rumores de que dietas com pouco carboidrato aumentam a fertilidade. Uma revisão recente de dietas com baixo teor de carboidratos e fertilidade constatou que, das intervenções que foram realizadas, a definição de uma dieta baixa em carboidratos varia muito e geralmente é combinada com outras intervenções.

 Como resultado, não sabemos o suficiente sobre o efeito dessas dietas para recomendá-las durante o período pré-concepção. Além disso, exagerar na proteína animal provavelmente não é útil. O estudo da “dieta da fertilidade” descobriu que a infertilidade ovulatória era quase 40% mais provável em mulheres que ingeriam mais proteína animal.

Segundo Hillary Wright, nutricionista e diretora de aconselhamento nutricional do Domar Center for Mind / Body Health em Boston IVF, “o corpo usa nutrientes em alimentos à base de plantas para neutralizar os efeitos da exposição tóxica, inflamação e muito mais, por isso bom senso enfatizar esses alimentos durante a pré-concepção e além “.

[Talvez você gostaria de ler sobre – Fertilidade e os Produtos Tóxicos]

Os pesquisadores que analisaram a dieta da fertilidade descobriram que quanto mais as mulheres ingeriam carboidratos de absorção rápida, como pão branco, arroz branco, batata, refrigerante e doce, maior o risco de infertilidade ovulatória.

 Eles também observaram que comer carboidratos de absorção lenta, como vegetais, grãos integrais, feijões e lentilhas, pode proporcionar um aumento de fertilidade. Como um bônus adicional, uma dieta rica em fibras reduz o risco de diabetes gestacional.

Wright aconselha os clientes a obter seus carboidratos de alimentos integrais e espalhá-los ao longo do dia em porções menores. Ela recomenda fazer metade do seu prato em cada refeição com legumes não amiláceos, um quarto de alimentos ricos em proteínas e um quarto de carboidratos ricos em fibras e com alguma gordura saudável.

Obter mais vegetais, legumes, grãos integrais, frutas, nozes e sementes significa mais fibras e fitoquímicos em sua dieta, ajudando a controlar o peso, melhorar a saúde e aumentar a fertilidade . Tomar muitos antioxidantes dos produtos também parece ser benéfico para a fertilidade masculina.

Tentando engravidar? Pense no que você está comendo.

Você deve mudar para o leite integral?

No estudo da “dieta da fertilidade”, o consumo de uma a duas porções de produtos lácteos com alto teor de gordura por dia foi associado ao aumento da fertilidade, enquanto as versões com baixo teor de gordura mostraram a tendência oposta.

 Parece que ter um pouco de leite integral ou iogurte com alto teor de gordura pode afetar positivamente a ovulação e a concepção, porque o componente creme do leite influencia o equilíbrio dos hormônios sexuais.

Método usado por centenas de mulheres nos EUA e agora chega ao Brasil com sucesso.

Antes de começar a colocar queijo em tudo e terminar todas as refeições com uma tigela de sorvete, observe que é uma ou duas porções por dia e é melhor escolher opções ricas em nutrientes. Wright aconselha seus clientes a usar sabiamente seu “orçamento” de gordura saturada. Se você vai tomar um iogurte com mais gordura, coloque leite desnatado na aveia.que leite desnatado na aveia.

Você também não deseja obter gordura com alimentos processados, pois os óleos hidrogenados afetam negativamente a fertilidade.

 Embora a Food and Drug Administration tenha proibido o uso de gorduras trans artificiais em alimentos processados, isso não entrará em vigor até junho de 2018. Até então, leia as listas de ingredientes e limite qualquer coisa que tenha óleos parcialmente hidrogenados. Melhor ainda, coma alimentos integrais em vez de embalados. Esse é um ótimo conselho para qualquer um seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *