Esperma Saudável – Não cometa o erro de deixar sua dieta matá-lo.

Um esperma saudável é essencial para uma perfeita concepção! Poucas pessoas sabem que a contagem média de espermatozoides diminuiu constantemente nos últimos 40 anos.   Este fato deve assustar a todos, especialmente os homens. No entanto, a saúde do esperma é a última coisa na mente da maioria dos homens. 

Como a nutrição impacta na produção de espermatozoide?

Isso ainda não faz parte da nossa rotina.

  • Então, por que a qualidade dos espermatozoides está diminuindo? 
  • Isto é realmente um problema? 
  • Podemos culpar os alimentos que comemos?

 Este post aborda estas questões e compartilha algumas dicas de nutrição amigáveis ​​ao esperma.

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O declínio da qualidade do esperma é realmente um problema?

Sim, é um problema. Um estudo recente afirma que a contagem média de espermatozoides caiu 59% nos últimos 38 anos. 

Com essa queda em mente, não é surpresa que o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA declare “em cerca de 35% dos casais com infertilidade, um fator masculino é identificado junto com um fator feminino ”.

A contagem de espermatozoides decrescente, combinada com a tendência de ter filhos em idades mais avançadas significa que alguns casais enfrentarão dificuldades com a fertilidade.

Por que as contagens de esperma estão caindo? A nossa dieta está matando esperma?

Ninguém sabe por que as contagens de esperma estão caindo precipitadamente. 

Alguns dizem que os espermatozoides estão desaparecendo devido a homens ficar muito tempo sentados. Outros culpam o calor gerado pelos telefones celulares nos bolsos das calças. A obesidade é um fator provável.

 Sabemos que a queda é provavelmente devido a uma variedade de fatores. 

O que comemos é sempre um culpado por qualquer problema de saúde. Assim, vários estudos sugerem que consumir certos alimentos pode prejudicar o esperma . A boa notícia é que também há alimentos que podem melhorar a qualidade do esperma.

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Cinco alimentos que diminuem a saúde dos espermatozoides

Antes de discutir os alimentos que podem afetar a saúde dos espermatozoides, vale a pena notar que a maioria dos estudos sobre nutrição não está preparada para mostrar que comer determinados alimentos causa doenças; a maioria dos estudos é apenas configurada para mostrar associações e não causas.

1. Carnes processadas

Isso não é surpreendente – estudos recentes ligam carnes processadas a todo tipo de doença. Carnes processadas incluem cachorros quentes, salame, carne seca, bacon, etc.

Eu entendo; eles são deliciosos. Sim, o bacon pode fazer qualquer coisa saborear melhor. No caso dos espermatozoides, vários estudos relacionam a ingestão de carne vermelha processada com a diminuição da contagem de espermatozoides e a alteração da motilidade dos espermatozoides . 

Não está claro como esses alimentos afetam os espermatozoides, mas parece que o efeito não é positivo. É digno de nota que esses mesmos estudos não encontraram uma associação entre comer frango e reduzir a saúde dos espermatozoides.

2. Gorduras trans

Os pesquisadores estão preocupados principalmente com as gorduras trans, aumentando o risco de doenças cardíacas. Infelizmente, as preocupações não param por aí. Um estudo espanhol de 2011 ligou o aumento da ingestão de gorduras trans com diminuição da contagem de espermatozoides. Confira este post da American Heart Association para mais informações sobre gorduras trans.

3. Produtos de soja

Os produtos de soja contêm fitoestrogênios – compostos semelhantes ao estrogênio que vêm de plantas. Um estudo com 99 homens de clínicas de fertilidade em Boston concluiu que o consumo excessivo de soja pode diminuir a concentração de espermatozoides .

4. Pesticidas e bisfenol a (BPA)

Honestamente, estes são provavelmente os mais assustadores da lista porque eles não são alimentos, mas ainda assim acabam no que comemos. Além disso, eles estão em toda parte. Obviamente, os pesticidas acabam em vegetais e frutas. 

Eles também acabam em carne e peixe devido ao abastecimento de água contaminada. O BPA não é melhor – é na maioria das embalagens e latas de alimentos. Sela lentamente os alimentos que comemos. 

Tanto o BPA como os produtos químicos contidos nos pesticidas atuam como xenoestrogênios – substâncias químicas que imitam o estrogênio. 

Assim como os fitoestrógenos da soja, os xenoestrogênios podem causar estragos na concentração de espermatozoides . Em uma nota lateral, alguns dos mesmos produtos químicos em pesticidas podem vir de panelas antiaderentes.

Como reduzir sua exposição a produtos químicos.
Você vai gostar de ver essa matéria também.

5. Laticínios com alto teor de gordura

Leite pode “fazer um bom corpo”, se você não incluir o esperma como parte do corpo. 

O Rochester Young Men Study, fez uma análise de esperma e dieta de 189 homens entre as idades de 18-22, mostrou que produtos lácteos com alto teor de gordura (leite integral, creme e queijo) foram associados à diminuição da motilidade dos espermatozoides e forma anormal de espermatozoides . Parte disso pode ser devido aos esteroides sexuais dados às vacas.

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Três alimentos que podem melhorar a saúde dos espermatozoides

1. Peixe

Um pequeno estudo associou maiores quantidades de consumo de peixe com melhor motilidade espermática. Outros estudos foram inconclusivos. 

Os benefícios associados à saúde dos espermatozoides são provavelmente devido à sua alta concentração de ácidos graxos ômega-3, mas o papel do peixe na saúde dos espermatozoides é incerto. 

Comer peixe provavelmente ajuda se for uma alternativa às carnes vermelhas e / ou processadas .

Mas tenha cautela quando você for comprar seus peixes, você conhece a classificação para compra ? No Programa Fertilidade 40 Mais você é orientada exatamente no que deve ser feito.

2. Frutas e vegetais

Um estudo com 250 homens que tinham espermatozoides analisados ​​em uma clínica de fertilidade mostrou que os homens que comiam mais frutas e legumes, principalmente verduras e feijões (leguminosas), tinham maiores concentrações de espermatozoides e melhor motilidade espermática comparados aos homens que comiam menos esses alimentos. 

Isso não é surpreendente, uma vez que os alimentos integrais à base de plantas são ricos em antioxidantes, como a co-enzima Q10, a vitamina C e o licopeno. Esses micronutrientes têm sido associados a maiores concentrações de espermatozoides.

 Vários estudos mostraram que os suplementos de co-enzima q podem ter um impacto positivo na saúde dos espermatozoides , mas, em última análise, precisamos de mais estudos para fazer recomendações definitivas.

3. Nozes

Em 2012, em um pequeno estudo, os pesquisadores designaram 117 homens com idades entre 21 e 35 anos para comer ou não comer aproximadamente 18 nozes diariamente por 12 semanas. Os pesquisadores analisaram os parâmetros espermáticos antes e depois do período de estudo. Eles encontraram melhorias significativas na vitalidade espermática apenas no grupo de nozes .

Qual é a linha de fundo para melhorar a saúde do esperma?

  • Coma seus vegetais. Experimente vegetais orgânicos ou, pelo menos, certifique-se de lavar bem os legumes. Se você não quer gastar todo o seu dinheiro em verduras orgânicas, confira no Programa Fertilidade 40 Mais como lavar de forma correta.
  • Evite a carne processada; tente peixe em vez disso.
  • Tenha cuidado com gorduras trans (coma menos fast food frito).
  • Minimize a soja.
  • Cuidado com o BPA em produtos enlatados. Procure por latas livres de BPA. Tente evitar plásticos sempre que possível.
  • Não exagere nos produtos lácteos com alto teor de gordura (sorvete, leite integral, etc.).
  • Não fume cigarros.
  • Coma nozes (se você não tiver uma alergia a nozes, é claro).
  • Perder peso se você estiver com excesso de peso

Agora se você precisa de um passo a passo um plano elaborado especialmente para homens que enfrentam dificuldades nessa área, não deixe de conhecer o Programa Fertilidade 40 Mais.

Um programa 100% direcionado para auxilar homens e mulheres no aumento da fertilidade.

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